Os X Encontros Raymond Abellio

O Tema do colóquio:

A transmissão

Há meio-século, Raymond Abellio criava um método que permite traçar o desdobramento vivido de todo o pensamento e reflexão. Ele desenvolveu em A Estrutura Absoluta (Gallimard, Paris, 1965), sua obra maior, nos domínios da ontologia, da teologia, da antropologia, da dinâmica das funções sociais, da ética e da estética.

Dando-lhe continuidade, vários investigadores adotaram essa abordagem para a aplicar à arte, à demanda de uma nova racionalidade, à lógica do corpo humano, à sua prática profissional, à gestão e análise de diversas problemáticas atuais.

A estrutura absoluta é uma fenomenologia inspirada em Edmund Husserl. Ela propõe um modelo dinâmico e genético qui se aplica a todos os níveis da realidade. é uma ciência das relações e da experiencia que se apoia sobre a lógica da dupla contradição cruzada.

O tema deste ano, « A transmissão » recolocará a transmissão do conhecimento, do saber, do fazer e do saber-fazer numa perspetiva integrante, para lá do esquema linear do emissor e do recetor. Esta abordagem que Abellio chamava « esférica » visa abordar de forma inédita e criativa as questões, teóricas assim como as práticas, que afetam a comunicação e a compreensão do sentido.