Porquê Abellio?
Alguns testemunhos



Abellio structure absolue


clicar qui para ler

O documento fundador
dos Encontros Raymond Abellio

Michelle Nahon: Porquê interessar-se por Raymond Abellio?
Inventor de um método de análise de situações e de reflexões, a "estrutura absoluta", romancista, visionário, autor de ensaios que suscitaram interrogações maiores ao longo do séc. XX como O fim do esoterismo ou Da polîtica à gnose, Raymond Abellio, politécnico, como os sábios do séc. XVI, soube abrir-se a todas as ciências oficiais ou não oficiais, da filosofia à astrologia, da economia polîtica à cabala, das matemáticas à guematria, da espiritualidade ao ocultismo, da mística à gnose. Desta sede de conhecimento dos extremos nasceu um raciocînio dialético notável que clarifica os acontecimentos atuais e que é frutuoso conhecer. ´ por isso que os investigadores que criaram os "Encontros Raymond Abellio", se propõem apresentar este sábio do séc. XX e de estudar o seu método, aplicando-o a domínios tão distintos como a medicina, a filosofia, o profetismo ou simplesmente o sentido a dar à sua vida.

Daniel Verney: Tradições, ciências, conhecimento.
A demanda de Abellio atraiu-me desde o primeiro encontro, e sempre me inspirou, por duas razões essenciais:
1) Abellio inclui as tradições (ditas, muitas vezes, erradamente, esotéricas) numa abordagem ao mesmo tempo conceptual e fenomenológica. Conceptual na medida em que ela toma em linha de conta as tradições enquanto sistemas de pensamento, e assinala as suas correspondências mútuas. Poder-se-ia, por isso, qualificar Abellio de "etnólogo do esoterismo", porque ele reconhece nas tradições estruturas, mas um etnólogo que afirma a necessidade deuma estrutura universal, que ele nomeia, à sua maneira prometaica, estrutura absoluta. A abordagem de Abellio é fenomenológica, ela exige uma escuta atenta das tradições: Abellio aconselha instantaneamente « de ir ver de perto », e sobretudo de praticar a seu respeito a épochè fenomenológica, cujo primeiro passo é suspender o juîzo.
2) Abellio coloca essas tradições em ressonância com os avanços cientîficos, tal como ele os conhecia a partir da sua formação de engenheiro e da sua grande cultura. Trata-se de uma tentativa fundada na razão, mesmo se ela encontrou na sua época evidentes limites na prática do autor. Abellio foi o explorador e o iniciador de um domínio ainda muito pouco estudado. Nisso o seu pensamento jugou um papel maior, sempre atual, na emergência de um novo paradigma de conhecimento, aliando a razão e a intuição.

José Guilherme Abreu: Raymond Abellio ou a visão compreensiva.
Raymond Abellio foi o criador de dispositivos teóricos e de métodos operativos que visam levar a consciência à perceção da interdependência universal, integrando o Mundo global e a Tradição primordial, na desocultação do ciclo de vinte e cinco séculos de história da Civilização Ocidental. Numa época marcada pelo confusionismo polîtico, cultural e mesmo espiritual, Abellio oferece chaves fundamentais para descobrir o sentido e reconhecer os signos do Ocidente, clarificando a função sábia e silenciosa que deve desenvolver o Ocidente Invisîvel, pelo conhecimento.
Tendo em 1960 "previsto" no seu romance La Fosse de Babel, que em 1989 se verificaria a queda da URSS, e antecipado, em 1983, em Visages Immobiles, a lógica e os métodos do terrorismo global, ao prever um atentado em Manhattan, Raymond Abellio faz prova de um conhecimento particularmente lúcido do sentido dos tempos. Importa então perguntar de onde provém essa gnose que permite a Raymond Abellio de garrar, de modo tão claro e preciso, essa visão que afinal é já compreensão.

Abellio structure absolue gnose philosophie | início | contacto | imprimir | plano do sítio |  menções legais |  © 2013-2017 Daniel Verney - Todos os direitos reservados    Sécurité du site Web Abellio structure absolue gnose philosophie